22/08/2023
Saúde

Boas condições de saúde são discutidas nas escolas de Guarapuava

A Secretaria de Saúde de Guarapuava está realizando de hoje (11) até a próxima sexta-feira (15), a Semana Saúde na Escola. O evento segue a programação nacional dos Ministérios da Saúde e da Educação e marca o início das ações do Programa Saúde na Escola. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno dos alunos. Segundo Fernanda Spyra, que faz parte do GTI municipal (Grupo de Trabalho Intersectorial) é importante realizar a avaliação da criança para detectar possíveis problemas. “Temos que diagnosticar o problema o quanto antes e encaminhar as crianças para um tratamento, para que não tenha seu rendimento escolar comprometido”.

Durante a Semana Saúde na Escola, serão visitadas 7 Cmeis, 11 colégios estaduais e 19 escolas municipais, totalizando 11.782 alunos. As palestras serão ministradas pelos profissionais das 23 equipes de Saúde da Família. Nos CMEI e escolas municipais e estaduais serão abordados temas como prevenção de obesidade e saúde ocular. Os alunos das séries finais do ensino médio e fundamental também receberão palestras com temas como a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

O Programa Saúde na Escola incentiva a população a adquirir seu cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para facilitar o atendimento médico. Por isso, é obrigatório ao aluno que for participar da Semana Saúde na Escola possuir o número do cartão do SUS. “Além de conscientizar as crianças e adolescentes, isso é uma forma de fazer com que eles tenham o cartão do SUS, o que ajuda muito quando elas precisam de cuidados médicos”, explica Fernanda ao lembrar que “A ação Semana Saúde na Escola é uma etapa para que o município possa aderir ao Programa Saúde na Escola e a exigência para que os alunos tenham o cartão do SUS é um incentivo para que os alunos adquiram o documento que é de fundamental importância para internamentos ou qualquer tratamento que seja realizado pelo SUS”.

Os alunos que ainda não tiverem o cartão do SUS podem consegui-lo diretamente no Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava/Pinhão). “Mesmo que o aluno não consiga obter o cartão a tempo para participar do evento ele ainda poderá usá-lo para participar dos próximos eventos”, comenta. As ações, realizadas nas escolas, onde os alunos deverão apresentar o cartão do SUS para participar, acontecem dias 13, 14 e 15 de março.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.