O presidente eleito, Jair Bolsonaro estará em Foz do Iguaçu, durante o encontro de Michel Temer com o presidente paraguaio Abdo Benitez, na Usina Itaipu, quando será assinada ordem de serviço para a construção das duas novas pontes entre os dois países. O encontro será antes do dia 20 de dezembro. O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti durante o Encontro de Prefeitos, que está acontecendo em Foz do Iguaçu.
A segunda ponte, sobre o Rio Paraná, ligará a região do Porto Meira (Foz do Iguaçu) e Presidente Franco (Alto Paraná). A outra ponte, sobre o Rio Paraguai, será construída entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Alto Paraguai). Os dois empreendimentos serão custeados pela Itaipu Binacional e estão orçados em R$ 550 milhões
O projeto de ligação entre os dois oceanos será tratado novamente na próxima reunião entre Itaipu e o chamado G7 – grupo de entidades empresariais paranaenses que representam o conjunto das forças econômicas do Estado, na próxima segunda-feira (10), na sede do Sebrae-PR, em Curitiba.
O governador eleito do Paraná, Ratinho Júnior, que participará do encontro entre os presidentes, reafirmou a importância da Itaipu no desenvolvimento do Estado. “Já é tradição a parceria com Itaipu e será importante podermos continuar contando com a empresa”, afirmou.
No final do mês passado, Itaipu assinou om o G7 um compromisso que prevê uma série de iniciativas e ações para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Paraná, contemplando seus diferentes territórios e cadeias produtivas.