Por volta das 13h45 desta sexta (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Brasil. De acordo com o sistema de monitoramento do tráfego aéreo, o destino será Orlando, nos Estados Unidos. Ele viaja num avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB).
Tão logo o presidente embarcou, o vice-presidente Hamilton Mourão assumiu automaticamente a presidência até a passagem da faixa a Luiz Inácio Lula da Silva. Entretanto, informações asseguram que Bolsonaro não comunicou Mourão sobre a viagem.
Ainda na manhã desta sexta, um despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) autorizou a uma agenda internacional de cinco assessores. Eles ficam com Bolsonaro entre 1º de janeiro e 30 de janeiro. No entanto, há desencontro de informações. É que a publicação diz que o trabalho será em Miami, não em Orlando. Bolsonaro deve passar a virada de ano em um resort em Palm Beach, de propriedade do ex-presidente Donald Trump.
LIVE
Antes de sair do Brasil, Bolsonaro quebrou o silêncio. Em live ele fez um balanço dos quatro anos de governo. Entretanto, boa parte do tempo, ele reclamou das urnas e não reconheceu a derrota.
Leia outras notícias no Portal RSN.