22/08/2023
Cotidiano

Bombeiros e Exército se unem para retirada de famílias em Guarapuava

imagem-73162

Por Cristina Esteche com foto da Paula Hauptmann, leitora da RSN

Sete barcos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil continuam retirando famílias das casas construídas em regiões ribeirinhas em Guarapuava. De acordo com o Corpo de Bombeiros, além do efetivo, incluindo quem estava de folga e que foi chamado para auxiliar neste final de semana, soldados do Exército também estão nas ruas, com caminhões, transportando os desabrigados para os locais organizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O albergue já está lotado desde as primeiras horas da manhã desse sábado (07); a Escola Roberto Cunha e Silva, abriga mais de 100 famílias. “A cidade está alagada”, disse o soldado Lima, plantão do Corpo de Bombeiro. “Para se ter uma ideia a Vila Carli está alagada de fio a pavio; o Jardim das Américas, a Vila Karem, a Avenida Cascavel, o Industrial Xarquinho, a Vila Bela, tudo está alagado. Enfim, a parte baixa da cidade está cheia de água”, resume.

A Rede Sul de Notícias vem recebendo inúmeras mensagens de e-mails de pessoas de vários bairros de Guarapuava e de municípios da região,  relatando a situação de calamidade. Fotos e vídeos também estão sendo encaminhados. Todas as informações estão sendo repassadas ao Corpo de Bombeiros.

Segundo o soldado Lima, o telefone 193, destinado a emergência, não para de tocar. “Estamos fazendo uma triagem e priorizando o atendimento das famílias que precisam ser retiradas das casas”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.