22/08/2023
Agronegócio Guarapuava

Bovinocultura de leite ocupará dois dias na programação da Expogua

imagem-114804

Da Redação, com Assessoria

Guarapuava – A 41ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua) por mais um ano insere em sua programação a produção leiteira. Serão dois dias dedicados ao tema: 5 e 6 de agosto.

A programação inicia no dia 5, às 14h com a avaliação de bezerras e novilhas das raças Jersey e Holandesa. Os animais serão avaliados nas categorias: fêmeas de seis a 10 meses; fêmeas de 10 a 15 meses; fêmeas de 15 a 20 meses; e fêmeas de 20 meses ao 1º parto. São esperados 40 animais, que além da avaliação, ficarão expostos no barracão destinado ao leite.

Ainda no dia 5, às 14h, aproximadamente 400 crianças de escolas municipais de Guarapuava farão uma visita ao Parque de Exposições Lacerda Werneck, local onde acontece a Expogua. “Esse evento está sendo organizado por mulheres ligadas às entidades organizadoras. As crianças irão visitar o barracão do leite, onde haverá demonstração de ordenha, apresentando para as crianças de onde vem o leite e também uma apresentação teatral sobre o tema. Haverá ainda degustação de leite e de produtos derivados para as crianças, doados pela Coamig e BMilk Laticínios”, explicou o vice-presidente da Coamig, Francisco Serpa.

Já no sábado, dia 6, às 8h, acontece o Encontro de Produtores de Leite, no Anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava. Haverá duas palestras técnicas: Produção de Pastagens, com o professor do departamento de Agronomia da Unicentro, Sebastião Brasil; e Desafios para qualidade do leite, com José Augusto Horst, gerente do Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná (PAELPR), da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH). Ainda no sábado, às 14h, será realizado o Leilão de Novilhas, no Recinto de Leilões do parque. A meta é que 25 animais estejam participando do leilão.

Serpa afirma que a expectativa para o evento é muito boa, já que todas as empresas e entidades envolvidas na comissão organizadora estão se dedicando ao evento, inclusive a Coamig, que esse ano assumiu a coordenação da programação do leite na exposição. “Estamos nos reunindo de forma frequente, no sentido de fazermos um excelente trabalho. Estamos fazendo contatos com os produtores, não só os associados à Coamig, mas também produtores leiteiros de toda a região. Atuamos em 17 municípios e em todas essas regiões nós estamos divulgando o evento. Além disso, a Emater está bem envolvida no convite aos produtores. Por isso, esperamos um bom número de participantes e um público de qualidade”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.