22/08/2023
Brasil Cotidiano Em Alta

Brasília sedia atos do Governo, STF e movimentos sociais em defesa da democracia

Cerimônia no Palácio do Planalto e programação especial no Supremo Tribunal Federal marcam o terceiro aniversário dos ataques

Tentativa de golpe (Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil)

O Brasil relembra, nesta quinta (8), os três anos dos ataques antidemocráticos às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 2023. Para marcar a data, o Governo Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e diversos movimentos sociais organizaram uma série de eventos na capital federal com o objetivo de reafirmar a solidez das instituições e os valores democráticos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promove, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, uma cerimônia oficial que contará com a presença de parlamentares do Congresso Nacional e representantes da sociedade civil. Além do ato solene, está prevista uma atividade na área externa do prédio.

A celebração, que se tornou um evento anual da gestão atual, busca manter viva a memória do episódio que resultou na prisão de 1,4 mil pessoas e na depredação do patrimônio público, servindo como um reforço institucional contra novas tentativas de ruptura.

O Supremo Tribunal Federal preparou uma programação especial aberta ao público, focada na restauração física e simbólica da Corte. Assim sendo, às 14h30 será a abertura da exposição “8 de janeiro: mãos da reconstrução”, no Espaço do Servidor. Às 15h: Exibição do documentário “Democracia Inabalada: mãos da reconstrução”. Em seguida, haverá rodas de conversa com jornalistas que cobriram os ataques e a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no Salão Nobre do STF.

Enquanto o Executivo e o Judiciário se mobilizam, movimentos sociais, partidos de esquerda e entidades ligadas ao PT convocaram manifestações em defesa da democracia. A concentração iniciou no começo da manhã em frente ao Palácio do Planalto. Em contrapartida, no Congresso Nacional, não há previsão de cerimônias ou eventos oficiais por parte da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.