22/08/2023
Cotidiano

Buracos causam prejuízos aos motoristas

 

Tentando relatar os danos que um asfalto mal conservado causa ao veículo, a RSN produziu um vídeo demonstrando duas situações. A primeira mostra uma pista sem buracos, e na segunda, o carro transita em um trecho esburacado. O vídeo foi analisado por um mecânico que foi categórico: “o asfalto com buracos acaba com o carro”.

 

O trecho em péssimas condições foi filmado no acesso secundário de Guarapuava (via RPC). O mecânico, Joelcio Venâncio Ribeiro, diz que quem passa muitas vezes naquele trecho tem que fazer a revisão do carro com mais freqüência. “A revisão normalmente era para ser feita com 20 mil quilômetros rodados, nesse caso o motorista terá que fazer a revisão com 10 mil quilômetros”, explica.

 

No estabelecimento onde Joelcio trabalha, cerca de 100 carros por mês chegam com algum problema devido as ruas esburacadas. “Teve uma época que chegamos a receber mais de 200 carros”, afirma o mecânico. Ele fala que os problemas mais comuns são deslocamento de roda, amortecedores, problemas na suspensão e desgaste dos freios. “Para arrumar o carro o motorista gasta em média R$ 1.700,00”, relata.

 

Além dos danos matérias, Joelcio alerta para o risco de acidentes. “Ao desviar de um buraco o motorista pode perder o controle do carro e causar um acidente”, observa. Risco que aumenta com a chuvas, pois os buracos cheios de água se tornam invisíveis aos motoristas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.