22/08/2023

Burko foi exonerado por Requião. Agora são 12

Guarapuava – O ex-prefeito de Guarapuava e chefe do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko "engrossou" a lista dos exonerados pelo governador Roberto Requião que deixa o Governo no dia 1o de abril. Requião será candidato ao Senado Federal. Com Burko são 12 as exonerações assinadas pelo governador.

Na lista dos secretários que deixam o governo e que pediram a exoneração porque serão candidatos nas eleições de outubro estão apenas três: Gilberto Martin, da Saúde, Rasca Rodrigues, do Meio Ambiente, Nelson Garcia, do Trabalho, e Valter Bianchini, da Agricultura.

Burko acenava até pouco tempo a sua disposição em ser candidsato ao Governo do Paraná pelo PV. Pessoas ligadas ao ex-prefeito, porém, garantiam que ele (Burko) seria candidato a deputado, estadual ou federal.

Acontece que Burko foi condenado em ação judicial e perdeu os direitos políticos, ficando impossibilitando, também, de ocupar cargo público pelos próximos cinco anos.

A ação apurou irregularidades na contratação de funcionários da Fubem (Fundação do Bem-Estardo Menor) nas duas gestões "burkistas" como prefeito de Guarapuava. O ex-prefeito recorreu, mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal arquivou o pedido de "habeas corpus"

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo