Começam nesta terça (1º) os cadastros para o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, CastraPet. Nesta edição, a demanda, que é antiga da população, ocorrerá com um novo formato mais organizado e acessível. A Secretaria de Meio Ambiente (Semag) e o Departamento de Proteção Animal são os responsáveis pela ação.
Nesta edição, ocorrerão três mil castrações gratuitas ainda para o ano de 2025. A principal novidade do programa é a forma de atendimento. Agora, os tutores não precisarão mais enfrentar longas filas em mutirões. O novo modelo prevê que, após o cadastro junto à Secretaria, os responsáveis serão chamados por ordem de inscrição e farão o agendamento diretamente com uma das clínicas veterinárias credenciadas, levando os pets no horário marcado.
O programa abrange tutores de baixa renda, que comprovem inscrição no CadÚnico e para ONGs de proteção animal com documentação regularizada. Dessa forma, os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Meio Ambiente com RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de inscrição no CadÚnico (folha resumo). Por fim, as ONGs devem apresentar documentos constitutivos e comprovação de representação legal.
Após o cadastro, os responsáveis devem fazer o agendamento conforme a ordem de inscrição, e os procedimentos ocorrerão diretamente pelas clínicas credenciadas, garantindo maior controle e qualidade. Para mais informações e esclarecimentos, basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp do Departamento de Proteção Animal: (42) 3142-1819.
Leia outras notícias no Portal RSN.