22/08/2023

Caim

imagem-102479

Segundo a tradição cristã, Caim é o filho primogênito de Adão e Eva. Isso significa que ele é o primeiro ser humano concebido e gerado, já que os pais dele (supostamente) foram feitos de barro e um osso de costela. 
Isso faz de Caim a terceira pessoa a habitar o universo; que logo passou a ter uma população de 4 indivíduos, com o nascimento do irmão de Caim, Abel.
Abel tornou-se pastor e Caim agricultor e numa bela tarde, foram fazer suas oferendas ao senhor. E cada um ofereceu o melhor do seu trabalho: o pastor ofertou uma ovelha e o agricultor seus melhores frutos.
E aí vem a parte da história que desde os tempos da catequeses me parte o coração. O senhor aceitou a oferenda de Abel e rejeitou a de Caim que, tomado pela ira dolorosa de um orgulho ferido, matou o irmão.

É a partir do primeiro crime da história que o livro Caim, de José Saramago, se desenrola. Com sua habitual escrita sem pausas, Saramago nos guia por diferentes tempos históricos, conversas com patriarcas bíblicos e questionamentos sobre moral, justiça e hipocrisia. 
Acompanhando Caim, o filho amaldiçoado, condenado a errar pelo mundo ostentando uma marca na testa, o livro se constroi de forma muito fluida:

"Reflectir enquanto a chuva nos vem caindo em cima não é certamente a coisa mais cómoda do mundo, e foi talvez por isso que de um momento para o outro deixou de chover, para que caim pudesse pensar à vontade, seguir livremente o curso do seu pensamento até ver onde ele o levaria."

É um livro curto, bom para um primeiro contato com o escritor, Prêmio Nobel de Literatura em 1998 e autor de outros títulos tão famosos quanto polêmicos, vide O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

Ps1: Neste momento, navego pelas páginas turbulentas do ´Ensaio sobre a Lucidez´, uma espécie de continuação do Ensaio sobre a Cegueira. Trata também de uma epidemia, só que ao invés de ser de cegueira, é de votos em branco nas eleições nacionais. É a primeira vez que passo da página 50, acho que agora vai o/

Ps2: O que vocês estão lendo?

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo