Correr, caminhar, andar de bicicleta, fazer exercícios e até tomar chimarrão sentado tranquilamente enquanto observa o vai-e-vem das pessoas. Com as altas temperaturas em Guarapuava, diversas gerações encontram-se todas as tardes no Parque do Lago para descontrair ou entrar em forma. Porém, faça frio ou faça calor, algumas pessoas não abrem mão de uma boa caminhada. Francisco Rodrigues e Eliana de Fátima Rodrigues caminham todas as tardes no Lago a mais de um ano. “É raro algum dia que eu não venho caminhar. Além de servir de passatempo, me ajuda a continuar saudável”, conta Francisco.
Outras pessoas preferem dar voltar de bicicleta em torno do lago para manter a forma. “Eu ando de bicicleta a muito tempo, e um desejo que tenho a muito tempo que é que uma ciclovia fosse criada aqui no parque. Andar no meio das pessoas que estão caminhando é complicado e perigoso”, conta o ciclista Cledimar Mazzoquin.
O padeiro Gerson Nogueira acompanha a filha Camila, a sobrinha Luana e a vizinha Daniela, diariamente no Parque do Lago. Enquanto as meninas fazem a caminhada, Gerson observa a movimentação confortavelmente sentado numa cadeira que leva de casa e que coloca à sombra de árvore. Enquanto os atletas de final de tarde se exercitam, ela toma chimarrão.
“Eu moro no Boqueirão e venho aqui todos os dias já fazem alguns anos. Fico aqui apreciando o final da tarde, tomando chimarrão e vendo os outros se cansarem enquanto eu descanso”, diz, rindo.
A Polícia Militar está garantindo a segurança do local. Uma viatura fica estacionada e dois policiais fazem a ronda.