As altas temperaturas alteraram os padrões de consumo de água em diversas cidades do Paraná. Em Irati estas situações também ocorreram em dias de calor atípico. Dessa forma, causando um déficit entre a produção e a demanda de consumo, e comprometendo os níveis de reservação de água tratada do sistema.
No entanto, com ações emergenciais iniciadas esta semana, foi possível um incremento de 11% no volume de captação do Rio Imbituvão, por meio de ajustes nas bombas da captação e na estação elevatória de água in natura do sistema.
De acordo com a gerente geral da Sanepar, a companhia também mantém no planejamento mais melhorias a curto e médio prazo para Irati. Algumas das melhorias previstas são o teste de um novo poço, a reativação de uma captação e melhorias nas tubulações de distribuição. Além de um novo reservatório, tipo bag, com o objetivo de ampliar a disponibilidade de água tratada para os moradores de Irati.
MAIS ÁGUA
Já está em processo de licitação uma obra estruturante de ampliação do sistema de abastecimento de água para acompanhar o crescimento da cidade. Com previsão de início ainda em 2025, e prazo de 18 meses para execução, estas obras vão ampliar a captação e a produção de água tratada, aumentando a capacidade do sistema em 50%. Os trabalhos preveem captação, nova adutora de água bruta, nova estação elevatória de água bruta e ampliações na estação de tratamento de água.
Leia outras notícias no Portal RSN.