22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Câmara aprova moção à 1ª Rainha da ‘Melhor Idade’

Criadora e primeira rainha do Festival da Melhor Idade, que chega à 17ª edição, Dona Irani Daiciuk Baitala é mãe do prefeito Denilson

Irani Baitala (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Vereadores de Guarapuava reconhecem uma figura inspiradora. É que na sessão desta quarta (10), a Câmara de Vereadores aprovou uma Moção de aplausos e Congratulações em homenagem a Irani Daciuk Baitala. Trata-se de um reconhecimento que transcende a posição dela como mãe do prefeito Denilson Baitala. Mas destaca uma trajetória como precursora de um dos eventos mais importantes da cidade: o Festival da Melhor Idade. Esse Festival, na 17ª edição, começa nesta sexta (12) e segue até o sábado (13), no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

A homenagem, proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Pedro Moraes (MDB), reconhece uma história que começou há quase duas décadas. Conforme a justificativa, em 2007, Dona Irani teve a iniciativa de criar um evento para essa faixa etária. A ideia surgiu para valorizar o talento, a cultura e a alegria da ‘terceira idade’. O resultado foi a primeira edição do Festival.

PRIMEIRA RAINHA

O sucesso, conforme mostra essa trajetória, veio de forma imediata. O festival se destacou por reunir apresentações artísticas e atividades recreativas. Atividades essas que, de acordo com o projeto, promovem a inclusão e a autoestima dos participantes. E, como um símbolo da própria iniciativa, Dona Irani se tornou a primeira rainha do festival, tornando-se a personificação do espírito e da importância do evento.

Ao longo dessa trajetória, o Festival da Melhor Idade ganhou notoriedade e se consolidou no calendário cultural da cidade. Com o tempo, foi incorporado à política pública municipal, sob a coordenação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Mesmo com duas interrupções causadas pela pandemia, o evento retornou com força total, reafirmando a relevância social e cultural.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.