Da Redação
Turvo – A Câmara de Vereadores de Turvo está prestando uma homenagem à população pelos 34 anos de emancipação político administrativa do Município, comemorado nesta quinta feira (12).
A homenagem, encaminhada pelos vereadores, enaltece o desenvolvimento da população de Turvo e conta um pouco da história do município.
Confira o texto, na íntegra:
TURVO, 34 ANOS DE PROSPERIDADE
“Foi nas verdes encostas de um rio que surgiu este belo rincão, pedacinho de nosso Brasil Turvo é o nosso querido torrão.”
Este nosso belo município nasceu às margens deste rio, emprestando-lhe o nome, já se vão tantos e tantos anos e aqueles que aqui nasceram ou mesmo os filhos adotivos desta terra, vivem em harmoniosa alegria, com esta terra que a todos acolhe, dando-lhes sempre a oportunidade de prosperar.
“Terra fértil, altiva, formosa. Encastada no meu Paraná, dos munícipes mãe amorosa encantando a quem nela esta”.
A fertilidade desta terra trouxe tantos e de tantos lugares que aqui plantaram e colheram, não só sementes, mas também sonhos e realidades e hoje frutificando e ainda acolhendo a quem aqui chega.
“O seu solo por rios é banhado, embelezam e nutrem o chão e o seu povo por Deus amparado com trabalho engrandece a nação.”
O amparo de Deus se estende a todos, mostrando assim a fé de um povo que busca no Senhor forças para seguir em frente, sempre trabalhando para o bem geral de seus irmãos.
“E a gralha com todo cuidado nossos belos pinheiros plantou e a riqueza de nosso estado imponente do solo brotou.”
E a nossa maior riqueza vem da natureza, plantando pinheiros que muitas divisas trouxeram para o povo deste município, e também colhendo dos seus frutos nos dias de hoje e garantindo renda a muitos.
Esta é uma pequena homenagem do PODER LEGISLATIVO DE TURVO, aos munícipes deste amado rincão que hoje completa seus 34 anos de emancipação política, deixamos aqui nossos mais altos agradecimentos a todos aqueles que primeiro pisaram esta terra e aqueles que continuam lutando com garra, para a pujança deste querido chão.
Agradecemos a Deus primeiramente pelo privilégio de sermos filhos desta terra e podermos contribuir com uma pequena parte na formação e continuidade deste município, que assim possamos estar em cada ano lembrando o passado, trabalhando o presente e planejando o futuro de nosso querido TURVO, terra dos pinheirais e de pessoas de bem que tem coragem e forças para não desistir jamais.
Não importa se a estação do ano muda, se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta, conserva a vontade de viver, não se chega a parte alguma sem ela. Fernando Pessoa.