sexta-feira, 16 de mai. de 2025
setu
Cotidiano Guarapuava

Câmara de Vereadores aprova contas de 2023 do ex-prefeito Celso Góes

A aprovação ocorreu após parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que recomendou a regularidade das contas

Celso Góes (Foto: Divulgação/Portal RSN)

A Câmara de Vereadores de Guarapuava aprovou, por unanimidade, as contas do exercício financeiro de 2023 do ex-prefeito Celso Fernando Góes. A aprovação ocorreu após parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que recomendou a regularidade das contas, acompanhado da manifestação do Ministério Público de Contas, que afirmou não haver indícios de irregularidades na gestão, orientando também pela aprovação.

A análise das contas de 2023 ocorreu em 2024 e enviada à Câmara dentro dos prazos legais. Conforme estabelece a legislação, a deliberação final é de responsabilidade do Legislativo, o que explica a votação ocorrer apenas agora, em 2025. Em levantamento anual do TCE-PR, Guarapuava apresentou evolução de políticas públicas em todas as áreas analisadas durante o ano de 2023, na gestão do ex-prefeito Celso Góes.

Os dados do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov) revelaram crescimento significativo nas notas atribuídas à cidade, nas áreas de saúde, educação, assistência social, administração financeira, previdência e transparência. A nota na área de Administração Financeira, por exemplo, saltou de 3,66 (2022) para 8,11 (2023), como resultado de medidas de planejamento, controle e modernização da gestão orçamentária.

Na saúde, a nota geral também aumentou. Dessa forma, refletindo investimentos em infraestrutura, tecnologia e ampliação de atendimentos. De acordo com os dados divulgados, a Prefeitura aplicou mais de R$ 218 milhões apenas na educação em 2023. Sendo assim, demonstrando avanços em todas as dimensões avaliadas.

DADOS COMPLETOS

Para acessar os dados completos do relatório do TCE-PR e consultar a pontuação do município nas áreas avaliadas, acesse o site de serviços da TCE-PR. Com a aprovação das contas, o ex-prefeito Celso Góes celebrou o reconhecimento por uma gestão comprometida com o desenvolvimento da cidade. “É com grande satisfação que recebo a aprovação das contas de 2023. Esse resultado é fruto de uma equipe técnica competente, de planejamento sério e, acima de tudo, do nosso compromisso com Guarapuava. Trabalhamos muito para modernizar a cidade e cuidar das pessoas. Esse reconhecimento mostra que seguimos no caminho certo”.

Ao longo do mandato, a Secretaria de Finanças apresentou relatórios à Câmara de Vereadores e promoveu audiências públicas com a comunidade. Por fim , conforme as informações, a Lei Orçamentária de 2024 foi encaminhada dentro dos prazos, com projeção de arrecadação de R$ 755,5 milhões.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.