22/08/2023
Guarapuava Política

Câmara retoma trabalho ‘de olho’ nas emendas impositivas

Câmara recebe o prefeito Celso Góes. Sessão desta segunda prevê também a inclusão de duas festas no calendário oficial do município

Mesa Executiva da Camara (Foto: Anderson Santana/Diretoria de Comunicação/Câmara)

A Câmara de Vereadores de Guarapuava abre os trabalhos deste segundo semestre em sessão nesta segunda (5). Com uma Ordem do Dia com seis projetos de leis, dois deles contemplam festa da cidade. O primeiro, de autoria do Presidente da Mesa, Pedro Moraes (Republicano), inclui a Festa de Nossa Senhora Aparecida no calendário oficial do município. Com essa mesma intenção, Nego Silvio (Podemos) propõe a inclusão da ‘Noite de Massas’. Promovida pela ordem paramaçônica Demolay, o jantar já se tornou tradicional e tem cunho filantrópico.

Além dessas votações, a presença já confirmada do prefeito Celso Góes (CD) vai atrair secretários e chefes de departamentos. Ele deve expor um resumo do primeiro semestre para anunciar as metas até o fim de ano.

Embora seja um ano de eleições municipais, o Presidente Pedro Moraes garante que o trabalho na Câmara vai ocorrer normalmente. “Tudo vai continuar dentro da normalidade, mesmo porque não se pode fazer campanha antecipada”. Por enquanto, de acordo com o Presidente, todos os vereadores atuais devem buscar a reeleição.

Entre os propósitos do Presidente, conforme ele disse ao Portal RSN, estão as emendas impositivas. “Essa foi uma conquista histórica do Legislativo”. Conforme Pedro Moraes, essas emendas fazem parte do orçamento público. Se caracterizam pela aplicação dos recursos feita pelo Poder Executivo com a participação do Legislativo. “Por meio de emendas impositivas, os vereadores definem prioridades no âmbito do planejamento de políticas públicas. Também podem indicar órgãos/entidades da Administração Pública e organizações da sociedade civil para receber recursos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.