22/08/2023
Cotidiano

Caminhada contra o câncer reúne cerca de 300 participantes

imagem-80841

Cristina Esteche

Cerca de 300 mulheres e alguns homens soltaram a voz contra o câncer na caminhada que encerrou a campanha do Outubro Rosa, em Guarapuava, neste sábado (25). Vestidas com camiseta cor de rosa, portando faixas, as ativistas tomaram conta da Rua XV de Novembro e foram até o Parque do Lago onde formaram um laço, símbolo da campanha.

A advogada Luana Esteche Korocoski levou os filhos Sophia, seis anos, e Leon, de 1,4 ano para o movimento. “A conscientização é importante e deve começar cedo. A doença está aí e pode acometer qualquer família, por isso, é preciso prevenir,” afirmou. “Eu vou lutar contra o câncer sempre. Assisti o filme ‘A culpa é das estrelas’ onde um menino e uma menina tinham essa doença e achei muito triste”, diz Sophia.

A programação que durou o mês envolveu várias entidades, incluindo a Secretaria Municipal da Mulher. A proposta  da advogada Edni Aruuda é de que no próximo ano os participantes “abracem” o Lago, num projeto que pretender atrair mais adeptos. “Precisamos aumentar a nossa luta, pois neste ano já temos cadeiras vazias”, disse a comunicadora Maria Inês Guiné, do Conselho da Mulher Executiva, numa referências às mulheres que morreram por causa do câncer.

Durante a caminhada, familiares e amigas da empresária Tereza Oliveira, vítima de leucemia e cuja morta completa seis meses neste sábado, fizeram uma homenagem póstuma, vestindo camisetas com a foto de Tereza. Outdoors também foram colocados em pontos da cidade, lembrando a luta da empresária contra o câncer.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.