22/08/2023
Em Alta Guarapuava Região

‘Caminho das Cachoeiras’ passa a integrar roteiro turístico do PR

Lei que cria rota turística tem autoria da deputada Cristina Silvestri. Neste trajeto, existem 14 cachoeiras e saltos, incluindo o Salto São Francisco

Rota Turística Caminho das Cachoeiras agora é oficialmente lei (Foto: Arquivo/Secretaria de Turismo)

A Rota Turística ‘Caminho das Cachoeiras’, que inclui Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, agora é lei. Isso porque a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) apresentou o projeto de lei em 2022, e no mês de junho ele foi sancionado pelo governador Ratinho Junior.

Dessa forma, a Lei 21.999/2024, diz que o ‘Caminho das Cachoeiras’ agora integra o Roteiro Turístico Oficial do Paraná. Para Cristina Silvestri, as belezas naturais devem ter divulgação e apreciação.

A criação desta rota estimula o turismo, promove o desenvolvimento local e incentiva a preservação ambiental.

Neste trajeto, existem 14 cachoeiras e saltos, incluindo o Salto São Francisco. Essa é a mais alta cachoeira da Região Sul do Brasil, com 196 metros de queda livre. O acesso se dá pela estrada Benedito de Paula Louro, conhecida como estrada do Guairacá. São 50 quilômetros até o Salto, o quinto maior do Brasil.

Além do Salto São Francisco, a Rota Turística criada e sancionada integra outros saltos e cachoeiras. São eles: Salto dos Cavalheiros, Cachoeira Perehouski, Salto São João, Salto Sete, Salto Barão do Rio Branco, Salto Manduri, Cachoeira da Linha Maurício, Cachoeira Jacutinga, Salto Samambaia, Salto do Mlot, Saltos Gêmeos, Cachoeira Águas da Laje e Cachoeira do Rio Turvo.

PARQUE ESTADUAL

A criação do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança ocorreu em 2010. Trata-se de uma unidade de conservação na trípilice fronteira entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. Além de fomentar o turismo é um importante reduto para preservação da Mata Atlântica no Paraná, protegendo nascentes e mananciais da Região.

A unidade de conservação conta com portal, recepção, estacionamento, lanchonete, trilha interpretativa, pontes, entre outros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.