22/08/2023
Cotidiano

Campanha da Fraternidade vai refletir sobre a vida no planeta

Esta Quarta-Feira de Cinzas (9) marca oficialmente o  lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, que tem por tlema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).  Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964.
A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da campanha. O texto-base possui 124 páginas, cujo conteúdo deverá ser discutido ao longo da Campanha. Na primeira parte, trata-se de uma análise da realidade atual, procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas, abordando também a relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento.
A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta. A segunda parte do texto-base busca na Bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da Campanha. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.