A campanha de vacinação contra a gripe em Guarapuava vai até 31 de maio. Mas neste sábado (15) a Secretaria de Saúde de município vai promover o ‘Dia D’ contra a Influenza. Desse modo, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), além do Cisgap, vão aplicar o imunizante.
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, neste primeiro momento, alguns grupos de pessoas estão sendo priorizados. O intuito é prevenir a doença durante o inverno, período de maior incidência do vírus.
Os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza são idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas. Além disso, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano também têm preferência na fila do imunizante.
De acordo com a Saúde, trabalhadores portuários, profissionais de segurança e salvamento, povos indígenas, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade entram na lista. Por fim, a população privada de liberdade com mais de 18 anos e adolescentes e jovens na mesma condição também fazem parte dos grupos prioritários.
Para receber a vacina basta ter em mãos um documento oficial com foto, CPF, carteirinha de vacinação e o cartão do SUS.
HORÁRIO
Tanto as UBS’s do município quanto o Cisgap estão aplicando o imunizante de segunda a sexta das 8h às 17h. Com exceção das UBS’s Morro Alto, Planalto e Xarquinho II, locais onde a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13 às 21h. “É preciso que as pessoas fiquem atentas, uma vez que haverá entrega de senhas e estas se encerram uma hora antes de a unidade fechar”.
SALDO
A campanha de vacinação contra a gripe em Guarapuava começou no dia 28 de março. Na primeira semana de campanha, a Saúde aplicou 5.275 doses, o que representa 7,7% da meta.
Conforme a Secom, nesta primeira fase, 68.927 moradores do município devem ser vacinados. O maior público é o de idosos de 60 anos ou mais, que somam 25.544 pessoas, seguido pelo público infantil (2 a 5 anos), que é de 10.919 crianças.
Leia outras notícias no Portal RSN.