22/08/2023
Cotidiano Saúde

Campanha de vacinação contra gripe é estendida até 9 de junho

Em Guarapuava, mais de 29 mil pessoas já foram vacinadas

ENCUESTA NACIONAL DE SALUD 2012

O prazo para a população pertencente ao público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a gripe 2018 se imunizar foi prorrogado. Agora, a comunidade tem até o dia 9 de junho para procurar os postos de saúde e se vacinarem. O anúncio de prorrogação do prazo foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (28) e tem como objetivo aumentar a taxa de cobertura vacinal, especialmente entre crianças de 6 meses a 4 anos e pessoas com doenças crônicas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a medida considera o cenário atual de paralisações que percorre todo o Estado. “Por conta das dificuldades para locomoção da população devido à falta de combustível causada pelas paralisações nas estradas, decidimos estender a campanha até 9 de junho. Ficará a critério dos municípios a realização ou não do ‘Dia D’ de vacinação no final da campanha”.

Até agora, a nível estadual, a campanha já atingiu 76% do público-alvo, estimado em 2,3 milhões de pessoas. Em Guarapuava, segundo informações repassadas pela Secretaria de Comunicação (SeCom), 29. 673 já receberam a dose da vacina. A meta municipal é de imunizar 46.371 até o final da campanha.

Podem tomar a vacina gratuitamente crianças entre 6 meses e 4 anos, gestantes, mães em período pós-parto, servidores da saúde, indígenas, cidadãos privados de liberdade, funcionários do Sistema Prisional e professores da rede pública e privada.

Para se vacinar contra a gripe, é preciso ter em mãos o documento pessoal, carteira de vacinação e cartão do SUS. Para fazer o cartão, é necessário documento pessoal e comprovante de residência.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.