Desde o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe, Guarapuava já imunizou mais de 17 mil pessoas. Só no ‘Dia D’, em 12 de maio, 2.500 pessoas na cidade foram vacinadas. O número total de vacinações representa 47,79% da meta, que é de imunizar 36.221 pessoas integrantes do grupo de risco.
Segundo a diretora da Divisão Epidemiológica, Chayane Andrade, os trabalhadores da área de saúde e idosos são os públicos que mais procuram a dose da vacina.
“É muito importante que as pessoas dos grupos de risco sejam imunizadas, assim evitamos que essas doenças se proliferem. Nossas equipes estarão preparadas e prontas para receber a população nas unidades de saúde”.
A vacina imuniza contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, e é destinada ao grupo de risco, composto por crianças de 06 meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde e professores.
Para se vacinar contra a gripe é preciso apresentar o cartão do SUS, documento pessoal e a carteira de vacinação. O atendimento para a vacinação é das 8 às 12h e 13 às 17h nas UBS de Guarapuava e dos distritos.