O Sindicato Rural de Guarapuava acaba de lançar uma campanha publicitária que visa sensibilizar a população sobre a importância da destinação de parte do imposto de renda para o Fundo para Infância e Adolescência (FIA).
Foram confeccionados panfletos e cartazes sobre o assunto e a distribuição está sendo feita em estabelecimentos comerciais, cooperativas e escritórios de contabilidade.
“Toda a população pode participar desse ato de solidariedade, no entanto, como nosso público alvo são os produtores rurais, vamos direcionar a campanha aos escritórios de contabilidade, já que são esses profissionais os responsáveis pelas declarações de imposto de renda da classe”, explica o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho.
A campanha está sendo intensificada nos últimos dias, já que a destinação de parte do imposto deve ser realizada até o dia 30 de dezembro. “Vamos premiar o contabilista que preencher mais guias, de acordo com o número de clientes do escritório. Para isso, está sendo formulado um regulamento”, explica a associada Sueli Karling, apoiadora da campanha.
No município de Guarapuava há 10 instituições inscritas no COMDICA, legalizadas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8069/90.
Pessoas físicas podem contribuir com até 6% do total do Imposto de Renda a ser recolhido a Pessoas Jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar 1% do imposto da renda mensal, trimestral ou anual.
Para isso, basta preencher a guia fornecida pelo COMDICA, com o nome e o CPF/CNPJ e efetuar o depósito no banco indicado. É necessário eleger especificadamente qualquer uma delas ou simplesmente enviar para o FIA, que se encarregará de distribuir os recursos, assim como 10% das destinações “casadas”, igualitariamente entre as entidades.
“Ainda há tempo de transformar parte do seu imposto em uma ação efetivamente solidária. Procure já um contabilista!”, destaca Sueli.