22/08/2023
Segurança

Campo Grande será a capital da Defensoria Pública no país

A partir da próxima terça-feira, dia 16 de novembro, a cidade de Campo Grande será a capital da Defensoria Pública no país. Durante 4 dias, cerca de 800 Defensores Públicos brasileiros e de diversos países da América Latina vão se reunir no IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que será realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul.
Promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP-MS), o evento, que tem como tema central “Defensoria Pública: Necessária ao Estado Democrático, imprescindível ao cidadão”, vai reunir cerca de 60 palestrantes-convidados que representam a essência do pensamento jurídico nacional e internacional.

Direitos Humanos
Um dos pilares do IX CNDP é a continuidade do processo de aproximação da Defensoria Pública com as entidades que trabalham em prol da efetivação dos direitos humanos no Brasil e no exterior. O debate acerca do desenvolvimento e promoção de campanhas de difusão do conhecimento sobre direitos e sobre os meios para tornar esses direitos efetivos a partir da troca de experiências com a sociedade civil, já faz parte da pauta dos Defensores Públicos brasileiros.

Teses e Práticas Exitosas
Ponto alto dos dois últimos congressos, os concursos de Teses e de Práticas Exitosas prometem reunir as grandes idéias e principais inovações na atuação dos Defensores Públicos em todo o país.

Ferramentas de promoção do intercâmbio de idéias e troca de informações acerca da atuação dos defensores, os concursos estimulam a produção teórica e a criação de novas práticas, o que permite que o Defensor Público aprimore a cada dia as políticas públicas desenvolvidas em benefício da população.

Temas a serem abordados durante o IX CNDP:

• DIREITO À MORADIA ADEQUADA
• EXECUÇÃO PENAL E RESSOCIALIZAÇÃO
• REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
• SISTEMA ACUSATÓRIO: DIREITOS E GARANTIAS PROCESSUAIS
• GLOBALIZAÇÃO, ÉTICA E DIREITO
• DIREITO AMBIENTAL E A DEFESA DOS GRUPOS VULNERÁVEIS
• A JUDICIALIZAÇÃO E O PAPEL DA DEFENSORIA PÚBLICA NA EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
• ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL DOS DEFENSORES PÚBLICOS / PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS, CONSCIENTIZAÇÃO EM DIRETOS E INTERLOCUÇÃO COM A SOCIEDADE CIVIL
• A VULNERABILIDADE COMO CRITÉRIO DE HIPOSSUFICIÊNCIA
• PRISÕES PROVISÓRIAS À LUZ DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
• DEFENSORIA PÚBLICA NO SISTEMA INTERAMERICANO

A solenidade de abertura do IX CNDP será realizada no dia 16 de novembro, às 19h30, no Centro de Convenções “Arquiteto Rubens Gil De Camillo”, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Encontro de Assesores de Comunicação
Os Assessores de Comunicação Social de Associações de Defensores Públicos e Defensorias Públicas de todo o país também vão se reunir em Campo Grande/MS.

Nos dias 15 e 16 de novembro, o II Encontro Nacional de Assessores de Comunicação Social dá continuidade ao processo de implantação de uma política nacional de comunicação para a Defensoria Pública, além de propor a organização e funcionamento de estruturas de comunicação em todas as defensorias estaduais e associações – com diretrizes, princípios, conceitos e normas técnicas necessárias à integração.

Com uma programação voltada para a atualização e aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos jornalistas/assessores de comunicação, o Encontro vai ser encerrado, no dia 16 de novembro, com a palestra do Doutor em Ciências da Comunicação Manuel Carlos Chaparro, que vai falar sobre “Ética e credibilidade nas assessorias – O papel do jornalista na assessoria de comunicação social”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.