No último sábado (14) a Faculdade Campo Real realizou a aula inaugural da Especialização em Dependência Química: Ênfase no Enfrentamento ao Crack.
A palestra inaugural foi ministrada pelo psiquiatra especialista em dependência química, Dr. Líbero Mezzadri. O tema da palestra foi “Dependência Química: Ênfase ao crack” e abordou o indivíduo e a resiliência, que é um conceito emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.
Segundo o Dr. Líbero Mezzadri, “o profissional, quando inicia uma abordagem com o usuário químico, pode ser o desencadeante para a motivação e adesão ao tratamento. Este profissional, que atua na abordagem e no tratamento deve estar bem, ter uma qualidade de vida satisfatória e ter uma mínima ciência de seu estado emocional, e de como funciona perante o mundo. Algumas características: Acolhimento-Afeto-Autenticidade-Empatia-Respeito-Bom limiar à frustração-Capacidade-Habilidade de Aceitação e ter uma postura diferenciada da família.”
O evento teve grande aceitação dos pós-graduandos, oriundos de diversos setores, tais como, Ministério Público, Saúde, Segurança Pública, Educação e Assistência Social.
A participação dos alunos foi fundamental na elaboração de questionamentos referentes aos temas e que motivaram boas expectativas para as próximas aulas.
O próximo encontro será no dia 28 de abril e terá como tema “O conhecimento do ser humano, suas interações sociais e formas culturais de relações com as drogas”.
As inscrições permanecem abertas durante o mês de abril.