O Cancer Center São Vicente, em Guarapuava, recebeu nesta sexta (23) mais um equipamento de ponta. Orçado em R$ 20 milhões, o sistema é próprio para cirurgia robótica. Trata-se do sistema DaVinci, a plataforma robótica mais utilizada no mundo.
De acordo com o médico Eduardo Borges, diretor clínico do São Vicente, esse equipamento vai revolucionar os procedimentos cirúrgicos em geral. “As cirurgias são minimamente invasivas e com alta precisão”. Conforme o médico, Guarapuava é a segunda cidade do Paraná a possuir essa tecnologia.
As ferramentas altamente tecnológicas possibilitam o acesso a órgãos sem a necessidade de grandes incisões no corpo do paciente. Oferece também mais estabilidade e precisão. Além disso, o robô possui um dispositivo que filtra eventuais tremores nas mãos do cirurgião. Dessa forma, isso assegura mais precisão e “o tempo de recuperação é menor para o paciente”.
Conforme o diretor clínico, embora seja um equipamento de última geração, o sistema cirúrgico depende da ação e do controle do médico para o procedimento. “O robô expande os movimentos e visão do médico por meio da combinação de robótica de ponta, visão 3D estereoscópica e controles intuitivos da interface humana”. Para se ter uma ideia, o robô consegue fazer um movimento com as pinças num ângulo de 360 graus, inviável para a mão humana”.
ALTA DEFINIÇÃO
Em fase de instalação, conforme o médico, o sistema conta com três partes. Uma delas, é um console onde o cirurgião controla o robô durante a cirurgia. Um monitor exibe a cavidade operada, com imagens ampliadas em até 15 vezes, com alta definição. Assim, do console, o médico executa os movimentos cirúrgicos replicados e aperfeiçoados pelos quatro braços do robô. “Esse equipamento vai entrar em operação quando o hospital ficar pronto e a equipe estiver treinada”.
Parte integrante da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, o Cancer Center São Vicente já é referência no atendimento contra o câncer. De acordo com o Presidente do Conselho Gestor do Cancer Center, o empresário Odacir Antonellli, o complexo está se tornando referência para a América Latina nessa área.
Leia outras notícias no Portal RSN.