Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-29832
A entrega da carta foi feita durante o debate entre candidatos e acadêmicos

Candidatos à reitoria da Unicentro recebem carta de intenções

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
4 min de leitura

imagem-29832

Na noite de ontem, quinta-feira (31), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicentro entregou aos candidatos à reitoria, Aldo Bona e Osmar Ambrósio, e aos candidatos à direção de campus, Ademir Fanfa Ribas (diretor) e Darlan Weid (vice) uma carta de intenções que apresenta ideias discutidas em assembleia realizada no começo do mês de agosto. A entrega foi feita durante um debate, entre candidatos e comunidade acadêmica, promovido pelo próprio DCE.

Os estudantes reivindicam uma maior participação nas questões que envolvem a Universidade, de tal forma que sejam realizadas audiências públicas e fóruns de debates, buscando descentralizar as decisões internas da Instituição. Outro ponto abordado é a questão de uma maior assistência estudantil com a implantação de Restaurante Universitário Público e a Casa do Estudante.

O diretor de imprensa do DCE, Cleber Moletta, lembra que a carta de intenções apresenta os anseios da comunidade acadêmica e que o debate foi uma forma dos acadêmicos mostrarem suas opiniões aos candidatos. “Avalio que o debate foi positivo. Foram abordados temas importantes como a decentralização das decisões. Neste aspecto destaco o compromisso firmado pelos candidatos em criar um fórum de debate na Unicentro, como pede a carta de intenção”, finaliza Moletta.

Confira a carta entregue aos candidatos:

Carta de intenções do diretório central dos estudantes da Unicentro

Após a realização de uma Assembleia Geral no dia 31 de julho de 2011, em que contamos com a participação maciça de vários cursos da nossa Instituição; onde ideias foram discutidas, propostas e encaminhadas, o Diretório Central dos Estudantes, apresenta aos candidatos à Reitoria a presente carta de intenções.

O documento aborda anseios dos estudantes da UNICENTRO. Queremos, junto aos candidatos aqui presentes, construir uma universidade melhor, mais moderna e humana e para isso propomos as ações para uma gestão mais justa, democrática e participativa.

Reiteramos aqui, que o propósito dessa carta de intenções é aproximar a entidade de representação e todo corpo discente da futura administração da universidade, por isso, a partir da expressão de nossas demandas, esperamos vê-las concretizadas durante a nova gestão da reitoria:

1. Elaboração de audiências públicas, como forma de fórum consultivo, para toda comunidade universitária a fim de discutir as principais questões da universidade.

2. Priorizar professores mestres e doutores em sala de aula, laboratórios e em atividades cientificas e extensionistas, ao invés de ocuparem um grande tempo em cargos administrativos da Universidade.

3. Criação de uma politica de Assistência Estudantil na Unicentro. Com a implantação de Restaurante Universitário Público e a Casa do Estudante.

4. Aumentar radicalmente o quadro de funcionários administrativos da Instituição.

5. Descentralização das decisões internas da universidade, dando mais autonomia aos departamentos e setores.

6. Incentivar a prática esportiva e cultural na comunidade acadêmica através de uma política extensionista mais ampla.

Contando com a compreensão dos candidatos a atender nossas reivindicações, o DCE se coloca a partir de hoje a disposição para futuras reuniões de avaliação para a concretização das demandas solicitadas entendendo que para crescermos enquanto sociedade e instituição, as diferenças devem ser botadas de lado em prol de um ideal benéfico às futuras gerações.

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES, DCE

Tags

Compartilhar