22/08/2023


Brasil Cotidiano Educação

Candidatos já podem se inscrever para o Encceja 2022

A prova oferece a oportunidade de jovens e adultos concluírem os estudos. Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de junho

pexels-assinar

Candidatos já podem se inscrever para o Encceja 2022 (Foto: Reprodução/Pexels)

Os candidatos interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 já podem se inscrever. Conforme as informações, as inscrições vão até o dia 4 de junho. Desse modo, jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino podem receber o diploma.

Os interessados podem fazer as provas no dia 28 de agosto, para os ensinos fundamental e médio, em todo o Brasil. Para acessar a página de inscrição no Encceja 2022, clique aqui.

Mas vale lembrar que a idade mínima para os participantes do exame voltado ao ensino fundamental é de 15 anos, na data da prova. Já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos. Assim, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que a participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e de graça.

De acordo com o Inep, não haverá, nesta edição, necessidade de apresentação de justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram, mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior.

Além disso, o instituto informou que “também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente”. Isso porque o Inep tomou a medida tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que impediu a última edição. Por fim, quem precisar de atendimentos especializados deve solicitar durante o período de inscrições.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo