22/08/2023

Candói não estava inserido no Cadastro Nacional de Cultura

imagem-55311

Candói está sediando nos dias 04 e 05 de julho a III Conferência Nacional de Cultura, etapa municipal no Centro Cultural. Na noite destaquinta-feira (04) na abertura do evento estiveram presentes autoridades municipais, além do palestrante Lisandro Vieira, historiador e responsável pela inclusão do município de São José dos Pinhais no cadastro Nacional de Cultura. Também esteve prestigiando o evento a diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Guarapuava Rosevera Bernardim Correa e funcionários do departamento e da secretaria municipal de educação.

O prefeito Gelson Costa destaca a importância deste tipo de evento realizado em Candói. “Estamos realizando as conferências neste mês de julho, assim como a da educação que aconteceu nos dias 02 e 03 de julho, e a da cultura realizadas nos dias 04 e 05 de julho, também neste mês teremos ainda no dia 11 a conferência da saúde e ainda no dia 19 deste a de assistência social, o governo municipal está estimulando a participação do povo nas decisões governamentais, pois o nosso governo é participativo por isso nos empenhamos em realizar estas conferências”, afirma o prefeito de Candói.

A diretora de cultura do município de Guarapuava elogia a iniciativa do governo municipal. “Muito importante este chamamento da população neste tipo de conferência, vemos que o prefeito é preocupado com estas questões da participação do povo nas decisões e ele está de parabéns, porque é orientação do governo federal é que se realizem as conferências nos municípios, depois nos estados e no âmbito federal, as quais as decisões serão encaminhadasem todo país, no entanto a maioria dos municípios não se preocupam com isso, parabenizo então o prefeito pela iniciativa de realizar a conferência de cultura em Candói, porque quem investe em cultura gasta muito menos com saúde futuramente”, elogiou a diretora de cultura da prefeitura de Guarapuava.

O palestrante Lisandro Vieira explica como está a situação do município de Candói em relação à cultura na esfera federal. “Veja, só o fato do poder público realizar a conferência de cultura já é um ponto positivo e demonstra que ele está preocupado em ouvir as demandas da população, é um controle social que está previsto na constituição de 1988, até onde obtive informações Candói não existia no segmento de cultura para o governo federal, no entanto, o departamento de cultura do município já encaminhou os formulários para o Ministério da Cultura e este é o primeiro passo de muitos, porque Candói tem uma grande bagagem cultural e tenho certeza que a população só tem a ganhar”, parabéns aos organizadores do evento e ao governo municipal”, salienta Lisandro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo