22/08/2023
Educação

Candói realiza audiência pública

imagem-91373

A Secretaria da Educação de Candói comunica que dia 20 de maio haverá audiência pública para apresentar o Plano Municipal de Educação (PME). A partir das 8h30, no auditório da Câmara de Vereadores, será feita a apresentação do documento base. Nele estão as diretrizes e propostas discutidas por um comitê gestor central, de acordo com o plano nacional (PNE) previsto na lei federal 13.005/2014.Além de todos os professores, a secretaria espera receber autoridades, entidades de classes representativas e demais interessados.

Segundo a secretária Ana Lucia Pedroso, vários encontros foram realizados em março e abril. Em cada reunião, todos os participantes puderam estudar, debater e fazer sugestões para a elaboração do documento. “Durante todo este tempo, nossa maior preocupação foi escrever um plano para os próximos dez anos, como manda a lei. Sempre com o objetivo de priorizar a qualidade e garantir o ensino dos alunos candoianos”, comenta.

Para o prefeito Gelson Costa, o plano decenal é uma forma de garantir o acesso à educação pública de qualidade. “Não estamos pensando apenas na nossa gestão. O nosso Plano Municipal de Educação está alinhado com o plano nacional e visa muitos avanços para a rede pública de ensino. O poder público tem essa obrigação, de pensar no futuro dos estudantes independentemente dos interesses políticos”, analisa o prefeito que também é professor universitário.

Em 2013, a educação de Candói conquistou 4,9 pontos no Índice de Desenvolvimento Educacional (IDEB). O bom desempenho dos candoianos está acima do esperado e reforça a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

AS METAS

Confira a seguir as 18 metas e estratégias do PNE que foram discutidas pelo comitê gestor central e que serão adotadas no plano municipal: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Especial e Inclusiva; Alfabetização; Educação Integral; Aprendizado Adequado na Idade Certa; Escolaridade Média; Alfabetização e Alfabetismo Funcional de Jovens e Adultos; EJA integrada à Educação Profissional; Educação Profissional; Educação Superior; Formação de Professores; Formação Continuada e Pós-graduação de Professores; Valorização do Professor; Plano de Carreira Docente; Gestão Democrática; Financiamento da Educação. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.