22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Região

Candói receberá a 9ª edição da Missão Diocesana Juvenil (MDJ)

Entre os dias 10 e 14 de janeiro, as comunidades e capelas receberão mais de 200 jovens, de todas as cidades da diocese de Guarapuava

Candói receberá a 9ª edição da Missão Diocesana Juvenil (MDJ) (Imagem: Divulgação)

A Missão Diocesana Juvenil (MDJ), que em 2024 chega à 9ª edição, vai visitar a Paróquia Santa Clara, em Candói. Entre os dias 10 e 14 de janeiro, as comunidades e capelas receberão mais de 200 jovens, de todas as cidades que compõem a diocese de Guarapuava.

Esses jovens levarão a Palavra de Deus nas casas, espaços públicos e nas igrejas, sempre com muita alegria e entusiasmo. “Esse é um dos trabalhos missionários mais bonitos, envolventes e transformadores para os jovens da diocese de Guarapuava”.

Em todas as edições da MDJ foi notável a mudança no coração dos participantes, que passaram a entender o verdadeiro sentido da missionariedade, e das famílias que, no acolhimento aos jovens, também renovaram o compromisso com a fé e com a Igreja.

A paróquia Santa Clara tem 41 comunidades, distribuídas em espaços urbanos e rurais. Com uma população de aproximadamente 16 mil pessoas, visitar a maior parte das famílias será um grande desafio para os missionários. Por isso, ao longo de 2023, a coordenação paroquial se preparou com dedicação, carinho e em espírito de sinodalidade.

Conforme o coordenador da MDJ e do Setor Juventude da diocese de Guarapuava, padre Felipe Geraldo Madureira, “é motivo de gratidão a vida de cada jovem que vai participar e também pela paróquia que vai recebê-los. A missão tem um efeito muito importante na vida do jovem e nas comunidades que abrem o coração”.

Ao contrário das edições anteriores, quando a MDJ ocorria a cada dois anos, agora todos os anos uma paróquia deve receber os jovens no mês de janeiro. Ao fim da Missão em Candói, a nova paróquia/cidade será anunciada.

SÍMBOLO

Todas as edições da MDJ possuem um símbolo, que descreve visualmente o objetivo dos trabalhos. Na edição 2024/2025, há quatro jovens, cada um usando uma roupa de cor diferente, representando os quatro decanatos da diocese de Guarapuava.

De acordo com a diocese, é um lembrete de que, apesar de estar sendo feita em Candói, a missão é diocesana e envolve direta ou indiretamente todas as paróquias. A cruz da MDJ, em azul claro, cor de Nossa Senhora, é o símbolo da Missão presente em todas as edições. Onde ela está, os jovens missionários também estão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo