22/08/2023
Cotidiano Região

Candói terá a 1ª caminhada de conscientização da violência com idosos

A ação remete a campanha de Junho Violeta. Os idosos podem se inscrever para a caminhada até a próxima sexta (10)

idoso

Candói terá 1ª caminhada de conscientização da violência com os idosos (Foto: Reprodução/Pexels)

Cada mês, uma nova cor é estabelecida como alerta de pautas importantes. Assim, junho não é diferente, a cor violeta alerta para a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Pensando nisso, a Prefeitura de Candói vai promover uma caminhada no dia 15 de junho, com idosos para conscientizar a população.

Dessa forma, as inscrições já estão abertas até a próxima sexta (10), os interessados podem se inscrever na Secretaria de Assistência Social. O encontro no dia 15 vai ocorrer às 13h30, no Centro dos Idosos.

De acordo com o Ministério Público, o objetivo da campanha junho violeta é garantir dignidade e respeito à pessoa idosa e promover ações que tragam qualidade de vida. Além de reprimir e combater a violência contra esse público e defender os direitos.

O Governo do Estado possui um canal de denúncia de maus-tratos contra os idosos: o Disque Idoso Paraná – 0800 141 0001 (ligação de graça e sigilosa). Desse modo, o Disque Idoso registrou de janeiro a abril deste ano, 690 denúncias e 178 orientações.

Conforme as informações, as principais violações contra a pessoa idosa no Paraná registradas são de violências verbal e psicológica, violências financeira e patrimonial, negligência, abandono e violência física. Nos quatro primeiros meses do ano de 2021, ocorreram 676 denúncias. Sendo assim, um aumento significativo já que no mesmo período de 2020, houve 512 denúncias.

Leia outras notícias no Portal RSN,

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.