Da Redação, com Assessoria
Curitiba – Ainda no ritmo da Oficina de Música, a capital paranaense já está com inscrições abertas para a 3ª edição do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba, que acontecerá entre os dias 15 e 24 de julho. O evento reunirá em diversos palcos grupos de canto coral de vários estilos musicais e de todas as regiões do País, envolvendo profissionais e amadores em competições, mostras não competitivas e oficinas de canto e regência. Além de medalhas e troféus, a competição terá também premiações em dinheiro.
"A cada ano, o evento atrai um número maior de grupos participantes e um público mais expressivo às audições", afirma o presidente do Festival, Helcio Pimentel. Em 2015, o Cantoritiba reuniu grupos do Paraná, Minas Gerais e São Paulo, mas, na edição deste ano, ampliará o período do Festival e o número de apresentações. "Com isso, a expectativa é também ter uma abrangência maior envolvendo grupos de outras regiões do País", completa Pimentel.
De acordo com ele, a intenção do evento é promover o canto coral e proporcionar a troca de conhecimento técnico entre os coralistas e regentes, levando ao público um extenso repertório em espetáculos cheios de emoção. No ano passado, o evento reuniu um público de cinco mil pessoas, entre participantes e espectadores. A intenção dos organizadores é chegar em 2016 a um público de 25 mil pessoas.
Por isso, o Festival traz algumas novidades: a “amostra não competitiva”, destinada a grupos que desejam apenas se apresentar e não participar do concurso; e a categoria “voto popular”, que dá ao público a oportunidade de avaliar as apresentações. Os critérios de avaliação do Festival também mudaram: os grupos agora serão classificados por níveis de performance (iniciante, avançado e expert), tornando a competição mais justa e acessível. Ao final do Cantoritiba, todos os corais participantes recebem um parecer técnico para ajudar a aperfeiçoar a técnica e a apresentação.
A edição 2016 terá apresentações com valores acessíveis em grandes teatros da capital paranaense, além de opções gratuitas espalhadas pela cidade e workshops. "Teremos shows de diversos estilos, que vão agradar a diversos tipos de público. Se a pessoa gostar de música, com certeza vai se empolgar com as performances dos corais participantes", ressalta Pimentel.
As inscrições para a pré-seleção dos grupos já estão abertas e acontecem até o dia 30 de abril, por meio do site www.cantoritiba.com.br. Podem participar corais nacionais e estrangeiros de músicas Sacra, Gospel, Erudita e Popular. O Festival dará mais de R$ 40 mil reais em prêmios em dinheiro aos vencedores, divididos entre as categorias “Prêmio Diamante” e “Voto Popular”, além de contar também com troféus e medalhas para outras categorias.
O FESTIVAL
O Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba, tornou-se um evento oficial da cidade com a chancela da Secretaria de Turismo de Curitiba. Em 2015, o evento promovido pela H. Pimentel contou com a participação de grupos de vários estados na Capela Santa Maria, no Teatro da Reitoria e no Memorial de Curitiba, reunindo um público de mais de 5 mil pessoas. Em paralelo, aconteceram cinco oficinas de Canto Coral gratuitas e abertas à comunidade. A 3ª edição, marcada para julho de 2016, pretende consolidar o evento, tornando-o uma referência no País e um dos principais da América Latina.