Há 3 anos, Gabriel Henrique Toledo participa da Cia de Capoeira Volta ao Mundo do Mestre Ceará, em Guarapuava. Gabriel nasceu com uma malformação congênita do sistema nervoso, chamada mielomeningocele que provoca a falha do fechamento ósseo formando uma saliência cutânea com exposição da medula espinhal e meninges na região lombar ou torácica.
Com a perda da avó em 2010, ele iniciou um processo de depressão. Foi quando sua mãe Daniela Toledo conheceu o Mestre Ceará que a incentivou a apresentar a capoeira como alternativa de tratamento para o Gabriel. O melhor remédio foi a acolhida do grupo que ganhou um verdadeiro presente com a chegada dele. “É privilégio tê-lo conosco porque é um menino muito especial, pois tem muita disposição de aprender a jogar e tocar instrumentos como o berimbau e o pandeiro”, conta Ariele Rodrigues (Graduada Bombom).
A mãe sente-se realizada ao vê-lo tão feliz e integrado. O capoeirista prova assim que Capoeira é para todos. “Todo mundo pode jogar, não existe limitação quando há vontade e o querer esteja acima de qualquer obstáculo”, nos ensina Gabriel.