22/08/2023



Política

Caravana de Lula chega ao Paraná

A primeira cidade visitada será Francisco Beltrão

luli

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao Paraná nesta segunda feira (26), começando pelo município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. De acordo com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Viro de Graauw, mais de seis mil pessoas devem estar concentradas desde às 10h na praça central da cidade perto da Catedral Nossa Senhora da Glória para ouvir o ex-presidente, que deverá chegar por volta das 12h. Para organizar o evento, petistas se reuniram no sábado (24) na sede da APP-Sindicato. Entre os presentes na reunião, estavam ex-deputados Luciana Rafagnin e Ovídio Constantino, os ex-vice-prefeitos Eduardo Scirea (Beltrão) e Carlinhos Carboni (Capanema), vereadores e outras lideranças regionais.

Agricultores familiares do Sudoeste paranaense e do Oeste de Santa Catarina devem compor o ato público, que deverá terminar às 13h, quando a comitiva lulista seguirá a Foz do Iguaçu. A chegada nesta cidade está prevista para às 17h, com seminário internacional na Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), no Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu. Lá, Lula se encontra com o senador Roberto Requião.

No dia seguinte, terça feira (27), Lula e a caravana partem para Quedas do Iguaçu. Na Praça São Pedro, às 12h, será realizado um ato pela reforma agrária. Neste município o conflito agrário envolve sem-terras e a empresa Araupel.

Às 15h30, Lula já estará em Laranjeiras do Sul, onde visita a Universidade Federal Fronteira Sul, criada durante seu governo, em 2009. Ainda em Laranjeiras do Sul, no Assentamento 8 de Junho, às 17h30, haverá um encontro com a militância, seguido de confraternização.

“Furando” a agenda oficial da Caravana Lula pelo Brasil, o ex-presidente deverá passar em Guarapuava (entenda aqui), por volta das 9h de quarta (28), segundo confirmação do Diretório guarapuavano ao RSN. A concentração será na Praça Cleve. Contrários ao ex-presidente e ao PT se mobilizam para protestos no mesmo local.

Segundo o Diretório Municipal do partido, 40 ônibus lotados chegarão em Guarapuava nas primeiras horas de quarta (28), oriundos de 20 municípios da região.

CONFUSÃO

A passagem do ex-presidente Lula pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina foi marcada por apoios e protestos e no Paraná não deve ser diferente.

Na sexta (23) Lula esperou três horas e teve que cancelar ato que realizaria em Passo Fundo (RS) porque manifestantes fecharam o principal acesso à cidade. No sábado (24), em Chapecó (SC), Lula elevou o tom do discurso. “Não queremos briga, mas nós não fugiremos dela”, segundo a Folha de São Paulo.

“Aprendam, fascistas, a fazer democracia, aprendam a convivência democrática e a diversidade, porque senão o ódio vai prevalecer”, discursou.

A caravana no Paraná encerra em Curitiba no dia 28.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo