22/08/2023
Brasil Política

Carlos Bolsonaro é alvo da PF em operação sobre uso irregular da Abin

Conforme informações da (PF), Carlos Bolsonaro é "a principal pessoa da família que recebia informações da Abin paralela"

Carlos Bolsonaro (Foto: Reprodução/Republicanos)

Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, está entre os alvos da Operação ‘Vigilância Aproximada’, deflagrada na manhã desta segunda (29). A Câmara Municipal do Rio de Janeiro informou que policiais federais estiveram no gabinete do vereador para cumprir mandado judicial de busca e apreensão. De acordo com a assessoria da casa legislativa, “a diligência ocorreu das 7h às 9h, e foi acompanhada pela [equipe de] segurança da Casa e um assessor do parlamentar”.

Conforme informações da Polícia Federal (PF), Carlos Bolsonaro é “a principal pessoa da família que recebia informações da Abin paralela”. As investigações indicam ainda que teria partido dele a ideia de criar esse grupo paralelo, para usar a estrutura da Agência Brasileira de Informação no monitoramento ilegal autoridades públicas e outras pessoas.

A PF informou que cumpre oito mandados de busca e apreensão. Cinco deles no Rio de Janeiro e os demais em Brasília, Formosa (GO) e Salvador (BA). O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, é quem assina a autorização para os mandados. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão contra Carlos Bolsonaro, foram encontrados equipamentos que seriam de propriedade da Abin. Ente eles, um computador. Mas oficialmente, a Polícia Federal não confirma e nem comenta a apreensão.

SUSPEITA

A Polícia Federal suspeita que, sob o mandato de Jair Bolsonaro, a Abin atuou como um braço de coleta de informações ilegais, sem autorização judicial, e também como fonte de informações falsas, depois disseminadas por perfis de extrema direita para difamar instituições e autoridades.

Também houve busca na casa onde Jair Bolsonaro e os filhos fizeram uma live nas redes sociais nesse domingo (28) em Angra dos Reis/RJ. O ex-presidente e os filhos estavam no local durante esta manhã, e deixaram a casa de barco. O filho de Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre a operação até a publicação desta reportagem.

(*Com Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo