A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia volta a assumir a presidência do país, nesta segunda feira (23),. Esta será a quarta vez que Cármen estará no cargo. O presidente Michel Temer ficará no exterior por uma semana. Em Puerto Vallarta, na noite desta segunda, Temer participará de reunião com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, e em seguida participará de jantar em homenagem aos chefes de Estado e de governo da Aliança do Pacífico e do Mercosul.
O inédito encontro dos presidentes do Mercosul e da Aliança do Pacífico está previsto para esta terça (24). Depois disso, Temer retorna a Brasília para abastecer o avião e segue a Joanesburgo, para a 10ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul O presidente deverá retornar a Brasília somente para a aeronave ser reabastecida.
Cármen Lúcia assume porque os dois primeiros nomes na linha sucessória também estão fora do país: o presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, está no Chile; e Eunício Oliveira, do Senado, foi a Miami.