Da Redação
Guarapuava – No mundo corporativo aplicar o dinheiro da empresa de forma certa é um dos segredos para o sucesso. O empreendedor precisa controlar cada centavo para ter certeza de que existe um retorno sobre cada aplicação, não importa o tamanho do investimento. Porém, muitos deixam de dar uma atenção especial para os pequenos gastos do dia a dia e perdem muito dinheiro sem perceber.
Muitas empresas já perceberam a falha e apostam soluções para ajudar no gerenciamento financeiro e uma das ferramentas que vem ganhando força é o cartão corporativo, que é um cartão de crédito para concentrar os gastos gerais da organização. Geralmente o empreendedor direciona o cartão para os colaboradores que participam de reuniões externas para pagar custos com táxi e almoço e para as compras de itens para o escritório.
As empresas que oferecem os cartões corporativos permitem que o empreendedor pague antecipadamente o valor do crédito, ou seja, é possível definir o limite de crédito de forma antecipada e prevenir surpresas de gastos no final do mês. Geralmente a empresa também pode definir os locais em que o cartão será usado e outra vantagem é que o empreendedor não precisará mais se preocupar com reembolsos, além de poder visualizar os exatamente cada gasto.
A contrapartida é que de nada adianta oferecer um cartão corporativo para os colaboradores sem orientá-los do seu uso consciente. Uma estratégia é definir regras, direcionar os cartões para as pessoas certas e acompanhar de perto cada gasto pelo menos nos primeiros meses. Dessa forma, é possível identificar onde acontecem as maiores despesas e avaliar se aqueles gastos são realmente necessários.