22/08/2023
Guarapuava

Cartório eleitoral ainda não recebeu pedido de registro

imagem-116687

Da Redação

Guarapuava – Faltando apenas cinco dias para expirar o prazo prevista pela Justiça Eleitoral para o registro de candidaturas, o Cartório de Guarapuava, ainda não recebeu nenhum pedido. “Sem registro não há candidato”, disse a chefe de cartório, Maria Cristina Vitorino Alves.

A demora, segundo algumas coligações, está na emissão da certidão criminal, de segundo grau, junto ao tribunal de Justiça do Paraná, que leva cinco dias para ser expedida. Documento obrigatório, a certidão do TJ passa também pelo primeiro grau, as esferas municipal, estadual e federal – esta última poder ser adquirida pela Internet. Além desses documentos, é necessário também declaração atual de bens que deverá ser feita direto no candex (manual para candidatos), foto atual, comprovante de escolaridade, prova de desincompatibilização – se for o caso -, cópia de documento de identidade. No caso de candidato a prefeito é necessário também o plano de governo.

Segundo Cristina Vitorino Alves, a partir do registro da candidatura a Receita Estadual tem três dias para emitir o CNPJ.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.