22/08/2023
Cotidiano

Cascavel sanciona lei para controle de cães e gatos de rua

Foi sancionada esta semana uma lei que regulamenta políticas públicas de controle populacional, criação, comercialização e controle sanitário de cães e gatos de rua em Cascavel. Conforme a Lei dos Animais, qualquer morador que tenha algum animal de estimação sem raça definida e que não tenha dinheiro para fazer a castração passará a ter direito ao procedimento de graça, pela prefeitura. 

“Estamos fazendo um processo licitatório para contratar clínicas particulares que vão fazer não só a castração, mas também o atendimento de animais atropelados e outros procedimentos necessários,” diz a chefe da Vigilância Sanitária de Cascavel, Rosângela Favarin.

Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, Cascavel tem aproximadamente 25 mil cães e gatos de rua. “É um problema de saúde pública. Cada vez que um animal desses fica doente, ele pode levar doença também para a família da gente”, diz a voluntária da Associação Cascavelense de Proteção aos Animais (Acipa) Patrícia Gasparoni Nunes.

A lei também regulamenta o trabalho dos criadores, que precisarão formalizar uma empresa, fazer um cadastro na Vigilância e passarão por fiscalizações periódicas. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Cascavel, pelo menos R$ 300 mil serão investidos até o fim de 2014 para a castração de animais e outros serviços previstos na Lei dos Animais.

 

Fonte: G1

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.