O som das cadeiras de rodas colidindo em alta velocidade, o eco do quique da bola e o silêncio tenso antes de um arremesso decisivo. Este foi o cenário que envolveu a quadra em Guarapuava na manhã deste domingo (20), no encerramento da 1ª Copa Acir de Basquetebol sobre Rodas.
Mais do que um torneio, o que se viu foi uma demonstração visceral de talento, estratégia e da força do espírito humano, provando que o verdadeiro esporte não conhece limites.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, a grande final foi um espetáculo à parte. Uma batalha tática travada entre as potências de Cascavel e Fazenda Rio Grande.
Cada posse de bola era uma declaração de guerra, cada bloqueio uma muralha de determinação. No final do cronômetro, após uma disputa que prendeu a respiração do público, a equipe de Cascavel emergiu vitoriosa, gravando o nome na história como a primeira grande campeã do torneio.

Basquete inclusivo (Foto: Secom Prefeitura de Guarapuava)
Já Fazenda Rio Grande, com uma performance brilhante, ficou com a prata, enquanto os guerreiros da casa, o time de Guarapuava, garantiram um honroso bronze.

(Foto: Secom/Prefeitura Guarapuava)
No entanto, a maior vitória do campeonato não veio acompanhada de um troféu. O nome que batiza a competição, ‘José Acir da Luz’, ecoou com a força de um legado.
Primeiro presidente da ADFG e pioneiro na luta pela inclusão em Guarapuava, Acir assistiu à premiação com o orgulho de um visionário que vê um sonho materializado.
É de fundamental importância o esporte na vida da pessoa com deficiência. Estamos incentivando essa competição da forma mais saudável possível.
O evento foi um “golaço de placa da gestão municipal”, que, segundo o secretário de Esportes, Valdir Kukelcik, está comprometida em “apoiar o esporte de verdade, fazendo com que ele aconteça para todos”. E o sentimento de que algo grandioso nasceu em Guarapuava era palpável entre os atletas.
“Queria agradecer à cidade que nos recebeu muito bem. Agora é continuar lutando para conquistar mais primeiros lugares”, celebrou Francisco Denilson, da equipe de Cascavel.
Leia outras notícias no Portal RSN.