22/08/2023
Segurança

Caso Robson: Ana Maria Braga questiona responsabilidades

imagem-14256

Guarapuava – Antes de anunciar a entrevista com a mãe de Robson, Santa Marli Costa, a apresentador Ana Maria Braga comentou que fatalidades ocorridas por caso fortuito (ações da natureza como terremotos, por exemplo) não podem ser evitadas, mas há outras que " se tivessem mais atenção, mais cuidado por parte de quem é responsável pelo lugar ou pelas leis" não aconteceriam.
A apresentadora do programa ”Mais Você” se referia ao acidente que matou o jogador do Deportivo, Robson Costa, cerca de três minutos o início da partida contra o Palmeiras/Jundiaí na noite de sábado (6). Uma lasca do piso da quadra do Ginásio Joaquim Prestes se soltou e feriu mortalmente o atleta.
Ana Maria comentou que a quadra passou por reformas em 2006.
Antes da conversa com a mãe do jogador, com a noiva Evelyn Mizoguty, com o irmão de Robson, Guiherme e com o técnico Eduardo Coelho, o Baiano, a produção do ”Mais Você” mostrou uma reportagem relembrando casos de negligência como o desabamento do túnel do metrô em São Paulo, em janeiro de 2007. Diretores do metrô e da empreiteira foram indiciados pro homicídio culposo (sem a intenção de matar), negligência e imprudência.
A reportagem também evidenciou a morte de um jogador em circunstâncias semelhantes a de Robson no município de Missal.
O menino Giulliano Magella ferido na perna por uma lasca durante jogo no Joaquinzão em 2008 também foi pauta da reportagem.
"Na mesma cidade, no mesmo ginásio, na mesma quadra, no mesmo local", comentou a apresentadora numa referência ao acidente envolvendo Robson. Ana Maria chegou a questionar: ”Será que não poderia ser evitado (o acidente de Robson). O que se sabe é que o piso tinha sido trocado, mas e o Robson que não teve tempo de experimentar o sonho que tinha?” perguntou a apresentadora.
Durante o programa vários atletas prestaram homenagem ao jogador. O técnico Baiano disse que recebeu mensagens de cinco cidades do Japão onde Robson já era conhecido. Ele confirmou que anualmente era feita vistoria na quadra pela Federação Paranaense de Futsal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.