quinta-feira, 24 de jul. de 2025
Em Alta Política

Câmara recebe pedido de cassação de Prefeito após vídeo

Delgado denuncia armação da oposição, afasta qualquer possibilidade de deixar o cargo e entra com ação criminal contra jovem

Prefeito Oscar Delgado (Foto: (Foto: Ricardo Caldas/ RSN)

Oscar Delgado, prefeito de Santa Maria do Oeste (Foto: Ricardo Caldas/ RSN)

O cenário político de Santa Maria do Oeste entrou em ebulição nos últimos dias após o vazamento de um vídeo de conteúdo íntimo atribuído ao prefeito Oscar Delgado (PT). As imagens, que circularam pelas redes sociais, mostram o gestor em uma chamada de vídeo com uma mulher identificada como moradora da Localidade de São José, no interior do município.

O episódio, que inicialmente poderia ser tratado na esfera da privacidade, ganhou caráter político. Um advogado, supostamente ligado à oposição, protocolou na manhã desta segunda na Câmara de Vereadores um pedido de cassação do mandato do prefeito. De acordo com a assessoria jurídica da Câmara, o advogado Rodrigo Teixeira, a instauração de uma Comissão Processante entra em votação na noite desta segunda (23), podendo ou não, a maioria aceitar ou não a denúncia. Caso, aceita a denúncia, se abre o processo de cassação do mandato.

Conforme apuração do Portal RSN, trata-se de uma manobra estratégica: caso um dos quatro vereadores que compõem a bancada de oposição assinasse o pedido, ficaria legalmente impedido de votar na eventual comissão processante. Ao acionar um terceiro, a oposição mantém os quatro votos ativos.

APOIO DA MAIORIA

Apesar da tentativa de desestabilização, Oscar Delgado conta hoje com o apoio de cinco dos nove vereadores, o que lhe garante maioria no Legislativo. A correlação de forças será decisiva caso o pedido prospere para além da análise formal.

Em entrevista ao RSN nesta segunda (23), o prefeito anunciou que vai ingressar com uma ação criminal contra a jovem. “Ela [jovem] já anda falando que usaram ela e que se sobrar pra ela vai abrir a boca”. De acordo com o prefeito, a Polícia Federal também já investigada o caso. Ele disse também que segue firme no comando da administração do município, apesar dos boatos de que pediria licença da função.

“Estou com a cabeça erguida, recebendo apoio de deputados estaduais e federais. Estou ciente da minha conduta ética e confiante de que a verdade vai prevalecer. Portanto, sigo sendo prefeito e buscando melhorias para a população como venho fazendo até agora”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.