Bituruna e Inácio Martins estão na agenda do Governo do Estado para o programa Castrapet Paraná. A ação vai percorrer 29 municípios e beneficiar 326 animais em 2023. Inclusive, Inácio Martins nesta quinta (12) e Bituruna, no sábado (14).
De acordo com as informações, o CastraPet Paraná é uma ferramenta governamental que auxilia no controle da população de rua de cães e gatos por causa das ninhadas indesejadas. Assim, ocorre também a prevenção das zoonoses, que está inserida no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal.
Conforme o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, essa é uma preocupação do Estado. “Além de evitar doenças como o câncer, a castração evita a procriação desses animais, que terminam vítimas de abandono e, consequentemente, de maus-tratos nas ruas. É um braço do governo estadual para as prefeituras, considerando as dificuldades enfrentadas pelos municípios”.
O programa que começou em 2019 vai além do procedimento de esterilização. Isso porque, durante a ação, as equipes de veterinários e assessores da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) fazem um trabalho de conscientização. A população pode saber mais sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como, sobre a guarda responsável.
O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest. Por fim, a ação ocorre em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.
Leia outras notícias no Portal RSN.