22/08/2023
Cotidiano Em Alta

Catedral de Guarapuava acolhe ordenação de dois novos diáconos neste sábado (20)

Seminaristas Emerson Luiz Ramos e Messias Batista de França recebem o primeiro grau da ordem às 15h. Cerimônia é aberta à comunidade.

(Foto: Diopuava)

A Diocese de Guarapuava vive um momento de festa neste fim de semana. Neste sábado (20), a Catedral Nossa Senhora de Belém sedia a ordenação diaconal dos seminaristas Emerson Luiz Ramos e Messias Batista de França. A celebração começa às 15h e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva.

A cerimônia marca a entrada dos jovens no clero como diáconos transitórios. Ou seja, esta é a última etapa de preparação antes da ordenação sacerdotal (para se tornarem padres). Para este momento, a dupla escolheu o lema bíblico: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).

VOCAÇÃO MADURA

Natural de Guarapuava e membro da Paróquia Santa Cruz, Emerson Luiz Ramos tem uma trajetória de fé marcada pelo reencontro. Isso porque ele ingressou no seminário ainda jovem, mas interrompeu a caminhada para trabalhar em outra profissão por 13 anos.

A vocação falou mais alto na vida adulta. Segundo Emerson, o retorno ocorreu através do Instituto Discípulos de Emaús. “Jesus me chamou novamente, e aquela vocação que tinha sido despertada quando jovem voltou agora.”

(Foto: Diopuava)

(Foto: Diopuava)

CURIOSIDADE DE FAMÍLIA

Um fato curioso marca a família de Emerson. Ele é o segundo de três irmãos e não será o único religioso da casa. O irmão caçula já é diácono da Igreja pela Congregação Passionista. “Para a família é sempre uma alegria saber que são dois filhos que estão neste caminho vocacional.”

Emerson concluiu a faculdade de Teologia neste ano. Durante a formação, atuou pastoralmente na Paróquia Santa Cruz, em Cantagalo, e na Paróquia Imaculada Conceição, no distrito da Palmeirinha.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.