Católicos se reúnem nas igrejas da Diocese de Guarapuava para celebrar o Sábado de Aleluia. No entanto, nas igrejas evangélicas, embora seja celebrada a Santa Ceia, a cerimônia ocorre apenas do domingo. Na Igreja International da Graça de Deus, por exemplo, a ‘Sexta-feira Santa’ contou com apresentações de música e dança. “O culto especial será neste domingo (9) com encontros às 9h, 15h e 18h para comer do ‘corpo’ e ‘beber’ do sangue de Cristo”.
Já na Catedral Nossa Senhora de Belém, o rito continua neste sábado. É a ‘Vigília Pascal’, a terceira das celebrações do tríduo. “É mais longa porque o destaque fica por conta da
liturgia da Palavra. Celebrada de modo intenso, com várias leituras feitas desde o Antigo Testamento com a criação do mundo, a passagem pelo Mar Vermelho e outros textos bíblicos até chegarmos no Novo Testamento, com a Ressurreição de Cristo.”
De acordo com o pároco da Catedral, Jean Patrick, é nesta celebração que são feitas a renovação das promessas do batismo, a benção do fogo novo e a confecção do
novo Círio Pascal, que é aquela vela grande que fica ao lado do altar e é acesa na celebração dos sacramentos. Também há distribuição da eucaristia e a benção da Luz.
Conforme o sacerdote, as luzes da igreja ficam apagadas e apenas as velas acesas. Na Vigília Pascal o padre dá a benção final porque é a conclusão do tríduo, iniciado na
quinta”.
BENÇÃO DOS ALIMENTOS
Conforme a programação, neste sábado, ainda haverá benção dos alimentos às 16h. Esses alimentos arrecadados nas paróquias serão entregues às famílias de baixo poder aquisitivo.
A Vigília Pascal será celebrada a partir das 19h. Pede-se que cada participante leve uma vela. Por fim, para o domingo de Páscoa, as missas serão às 7h, 9h, 10h30 e 19h.
Páscoa deste sábado (8) e as missas do domingo das 9h e das 19h terão como celebrante o bispo Dom Amilton Manoel da Silva. A Dioce de Guarapuava é composta por 48 paróquias em 31 cidades. Só em Guarapuava são 14 entre a cidade e o interior.
Leia outras notícias no Portal RSN.