O Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) Guarapuava recebeu na tarde dessa quarta (19) o Adido Cultural da Embaixada Americana Gerry Kaufman. O diplomata que mora em São Paulo e trata sobre os asuntos voltados à cultura no Brasil, passou o dia na cidade e acompanhou as ações desenvolvidas pelo CCBEU em conjunto com o município.
Em um momento de fala descontraída com os alunos, ex-alunos e professores do Centro, Gerry falou sobre a importância do ensino de inglês e também sobre as percepções acerca da cidade. De acordo com Gerry, o que ele mais gostou em Guarapuava foi a receptividade e amigabilidade das pessoas.
Maria Clara Kuster que integra a equipe operacional da CCBEU contou que a vinda do Adido ao município faz parte de uma agenda que o diplomata cumpre a cada período. O intuito é conhecer o Centro Binacional e observar o desempenho da instituição na Região.
A agenda dele foi bem lotada. Almoçamos com o pessoal do Cilla Tech Park, depois ele teve uma reunião com o secretário de Educação de Guarapuava, para conhecer um pouquinho dos projetos que a prefeitura [de Guarapuava] faz. Por fim, ele teve um encontro na igreja ucraniana com o pastor. Os Estados Unidos tem uma relação muito forte com a Ucrânia.
Entre os projetos destacados pelo Adido está o English for all. Conforme Maria Clara, o projeto de voluntariado do CCBEU de Guarapuava é uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a Prefeitura Municipal.
“O projeto busca levar a língua inglesa às crianças da educação infantil na rede pública de ensino do município. Os participantes do projeto atuam como professores voluntários de inglês, oportunizando uma chance de igualdade a estas crianças, pensando em um futuro cada vez mais competitivo”.
Atualmente o Centro atende mais de 300 crianças em toda rede pública da educação de Guarapuava com o English for all. “Ele gostou muito desse projeto, pois um dos objetivos da Embaixada Americana é poder espalhar o idioma do inglês”.
Ele até usou uma uma expressão que na tradução significa ‘sem palavras’ para o que ele viu aqui em Guarapuava.
Por fim, de acordo com Gerry, o CCBEU de Guarapuava é um Centro extremamente diferente de todos os outros. Já que oferece uma diversidade de programas. “A gente ficou bem feliz quanto a isso”.
Leia outras notícias no Portal RSN.