22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Ceia de Natal deve priorizar a conexão entre as pessoas

Com o tempo apertado, a tendência deste ano é a praticidade. A ceia colaborativa e simples valoriza a recepção sem pesar no bolso

Ceia de Natal (Foto: IA)

O Natal chegou “batendo à porta” e, em 2025, a regra de ouro para a ceia é uma só: menos complicação e mais conexão. Se você ainda não começou os preparativos, respire fundo porque faltam poucas horas, mas ainda dá tempo. Com algumas escolhas estratégicas, é possível montar um banquete digno de capa de revista. No cardápio não precisa inventar a roda. O tradicional peru ou o chester continuam sendo os reis da mesa, mas a dica para 2025 é apostar em acompanhamentos refrescantes.

Saladas “turbinadas”, em vez de apenas alface, use grãos como quinoa ou lentilha com frutas secas e castanhas. Além de chique, pode ser preparada com antecedência. A farofa crocante não pode faltar. O segredo é usar manteiga e abusar das texturas como bacon, passas — para quem gosta — e cebola caramelizada.

A ceia colaborativa está na moda. Se a família ou a quantidade de amigos é grande, não carregue o mundo nas costas. A tendência de dividir os pratos está mais forte do que nunca. Assim, o ideal é dividir as tarefas. Um traz o arroz, outro a sobremesa, e o anfitrião fica com o assado principal. Isso alivia o bolso e o cansaço de todo mundo.

Como as castanhas e nozes costumam estar com preços salgados, substitua-as por amendoim torrado, sementes de girassol ou castanha-do-pará. O efeito crocante é o mesmo, e por um valor mais acessível. Nas frutas, prefira as da estação, como a manga e a melancia, que além de baratas, ajudam a hidratar no calorão de dezembro até mesmo em Guarapuava.

DRINKS E DECORAÇÃO

Em 2025, os drinks sem álcool (os famosos mocktails) ganharam muito espaço. Prepare jarras grandes de água aromatizada com limão, hortelã e frutas vermelhas. É visualmente lindo, refrescante e agrada crianças e adultos. E esqueça decorações caríssimas. Use o que você já tem. Ramos de alecrim amarrados nos guardanapos dão um cheiro incrível e um toque rústico.

Luzes de Natal (o famoso pisca-pisca) dentro de potes de vidro vazios criam uma iluminação acolhedora e moderna para o centro da mesa. No fim das contas, a ceia de 2025 não é sobre a perfeição do assado, mas sobre quem está sentado em volta da mesa. Deixe o celular um pouco de lado, aproveite a companhia e tenha um Feliz Natal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.