Uma missa à 18 horas deste sábado (24), Igreja de Santa Terezinha, em Guarapuava encerra as atividades da Semana do Trânsito. Com o tema “Paz no Trânsito é Respeito”, a base da campanha deste ano primou pela conscientização e a educação dos motoristas.
As atividades começaram no dia 18, em todo o Brasil.. No Paraná, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Rodoviária e prefeituras desenvolveram uma série de ações educativas para alertar a sociedade das pequenas atitudes que podem salvar vidas e melhorar a qualidade do tráfego nas cidades. O tema das abordagens, dentro da Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acontecer até 2020, foi “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.
De acordo com o chefe da 6° Ciretran (Circunscrição de Trânsito) em Guarapuava, Thiago Cordova, uma das metas da Semana éfoi iniciar um processo de conscientização, que deve ser contínuo e mantido ao longo dos anos. “As ações comemorativas foram a mobilização inicial, mas é preciso que os órgãos de trânsito tenham um programa de educação permanente, com metas definidas de atuação e resposta para reduzir o número de infrações e acidentes”, afirmou.