Curitiba – O secretário de assuntos estratégicos Nizan Pereira apresentou durante a Escola de Governo dessa terça-feira (20), o prêmio TI & Governo da Plano Editorial, recebido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) na Assembléia Legislativa de São Paulo em dezembro. A companhia paranaense foi premiada pelo desenvolvimento do Sistema de Gestão da Assistência do SUS (GSUS), que permite aos administradores acompanharem a gestão hospitalar.
É o terceiro prêmio que a Celepar recebe por esse sistema. Ele inicialmente fazia o monitoramento e acompanhamento de medicamentos da farmácia especial, se expandiu hoje para a rede ambulatorial e em breve se transformará no sistema de controle de informação de todo o nosso sistema de saúde do SUS no Paraná, afirmou Nizan.
O secretário lembrou também que a tecnologia desenvolvida no Paraná já começa a ser utilizada em outros Estados e que o Ministério da Saúde considera o sistema como padrão para desenvolvimento de informática na sua área. Nós queremos compartilhar esse prêmio com todas as pessoas que desenvolveram o sistema e acreditaram nele, principalmente os nossos técnicos da secretaria de saúde, disse.
O GSUS começou a ser desenvolvido no Hospital Municipal de São Paulo, contou com a participação de técnicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Ministério da Saúde, e está sendo consolidado na Celepar em conjunto com profissionais da secretarias de Ciência e Tecnologia e Saúde do Paraná. Assim como todos os produtos da Celepar, é um software livre. (AEN)
Cotidiano
Celepar recebe prêmio nacional por sistema de gestão hospitalar
- Por Cristina Esteche
- 20/01/2009